sábado, 16 de novembro de 2013

Mamaço Sesc Belenzinho


Enquanto eu amamento, Murilo me enche de carinho!

Hoje cedinho, postei essa imagem minha e do Murilo no Instagram e por coincidência recebi o convite via Facebook para participar do Mamaço no Sesc Belenzinho.

Eu particularmente nunca fui daquelas mães que tiram os seios pra quem quiser ver à fim de alimentar o Murilo, talvez até pela nossa cultura, onde dançar funk sem calcinha, pular carnaval pelado é bonito e amamentar em público não...eu tenha me bloqueado psicologicamente e agido assim. 

Já cheguei a amamentar dentro de um banheiro minúsculo durante uma festa de família por vergonha...sempre procurei lugares para me esconder e se não tivesse alternativa colocava um pano praticamente tapando a respiração do Murilo apenas para me privar de ser vista. Algumas pessoas achavam absurdo mas, essa era minha realidade...amamentar em público sempre foi um bicho de sete cabeças para mim.

Cada pessoa tem total direito de agir como quer, desde que respeite aqueles à sua volta porém, EU ainda não acho bonito deixar o seio escancarado enquanto o filho olha pra outra direção. Amamentar onde quiser e à livre demanda SIM...deixar o peito de fora sem que o filho esteja realmente mamando não.

Murilo teve durante seus primeiros 6 meses de vida fora da barriga, o leite materno como única e exclusiva fonte de alimentação. 

Agora com 10 meses, já come de tudo e mais um pouco rsrsr mas, não dispensa o bom e velho leitinho mágico...confesso que acordar várias vezes na madrugada para amamentar não é fácil, é cansativo demais mas, vale muitoooo o esforço simplesmente por vê-lo saudável, super ativo e feliz.

Hoje em dia, quando ele quer não tenho muita escolha...não dá pra me esconder sempre e eu viro de costas se estou numa mesa...me sento num cantinho mas, não deixo mais de participar das atividades para fugir dos olhares maldosos. 

Nunca fui abordada por alguém pedindo para que eu me retirasse de determinado local por ser "proibido amamentar" mas, sei de muitas pessoas que sofrem diariamente com esse absurdo e é exatamente este o motivo do meu post.

Abaixo...segue o release da Casa da Borboleta :


“Por favor, senhora, dirija-se a sala de amamentação, pois o ato de amamentar em público pode constranger os demais aqui presentes”. Muitas mães que amamentam já foram impedidas ou constrangidas com frases como essa enquanto oferecia o peito a seus filhos em diversos locais públicos e privados.


Dessa vez, o caso aconteceu no SESC Belenzinho, região leste de São Paulo, quando a mãe Geovanna Cleres foi abordada por uma funcionária enquanto amamentava sua filha no Espaço de Leitura. “Em questão de duas sugadas veio uma funcionária me dizendo que não era permitido amamentar naquele espaço, que para isso eu deveria me dirigir até a "Sala de Amamentação" que ficava do lado de fora”, diz Geovanna em sua denúncia. Após o relato dela circular pela rede social, diversas outras mães contaram que também foram impedidas de amamentar no mesmo espaço.



Para alertar sobre o desrespeito com as mães e bebês e garantir o cumprimento de um direito individual por parte da rede SESC, Reila Miranda, coordenadora da Casa da Borboleta, espaço de apoio a humanização do parto e maternidade/paternidade ativa na Zona Leste de São Paulo, organizou um MAMAÇO, convidando mães a amamentarem nas dependências do SESC Belenzinho, neste domingo (17), a partir das 10h.



Bebês até um ano de vida não possuem um padrão regular de amamentação, portanto, podem e devem ser amamentados sempre que pedirem. Por esse motivo, não há possibilidade de restringir a amamentação da criança a determinados espaços e horários. Quando falamos em aleitamento materno tocamos em assuntos considerados ainda “tabus” para a sociedade: o seio da mulher é visto como símbolo sexual, o empoderamento feminino também é muito questionado pela sociedade.



Conforme a Organização Mundial da Saúde, a amamentação é considerada padrão ouro de nutrição infantil. A OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê, seguindo por dois ou mais anos. Inúmeras pesquisas e evidências científicas comprovam que o aleitamento materno ajuda na proteção do sistema imunológico da criança, assim como no auxílio ao desenvolvimento da fala e fortalecimento da musculatura facial, entre outros tantos benefícios.



Para além da comprovação científica, os nossos antepassados mostram que amamentar faz parte da condição humana, desde os tempos mais primitivos. Se permitirmos que o bebê saudável venha ao mundo de forma natural e o colocarmos em cima do corpo da mãe em seguida de seu nascimento, poderemos comprovar a forma mais extintiva de sobrevivência humana: o bebê procura o seio e faz a sucção do leite materno.



Segundo a central de atendimento do SESC Belenzinho, não é proibido amamentar em nenhuma área do local, mas é protocolo da empresa convidar as mães para a sala de amamentação, um espaço pequeno que possui apenas uma cadeira e um micro ondas.



Sobre a Casa da Borboleta:
A Casa da Borboleta é um espaço de apoio ao parto humanizado, amamentação e a maternidade/paternidade ativa com grupos de apoio à gestante, amamentação e pós-parto gratuitos. Além disso, atividades para mães, pais e bebês/crianças. Acreditamos na informação, espaços de vivência e troca de experiências como forma de empoderamento da mulher. O gerar, gestar e parir é um processo natural do corpo feminino. Somos mamíferas!



Serviço:

MAMAÇO no SESC Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Quando: Dia 17/11, domingo, às 10h
Informações:
Camila Salmazio- Assessora Casa da Borboleta
(11) 9 7662-9578 (Claro)
(11) 9 5421-7612 (TIM)
Reila Miranda - Coordenadora: (11) 9 8464-0946

Bjo bjo,
Di