quinta-feira, 24 de julho de 2014

Creme de Mandioquinha!

Conforme prometido, o passo-a-passo da minha primeira tentativa (que deu super certo) de creme de mandioquinha! Nham Nham...

Gente, vou confessar uma coisa: eu detestava mandioquinha, não "podia" nem com o cheiro mas a maternidade me "obrigou" a rever conceitos (precisava provar as papinhas do Murilo antes de oferecer a ele) e graças a amiga Mari (blog mami e mais) me apaixonei por esse creme, segui as dicas dela e fiz sucesso rsrs...

Usei:

* 3 mandioquinhas grandes, 
* 2 cebolas pequenas (tipo conserva) 
* 1/2 caixinha (100g) de creme de leite 
* Margarina ou manteiga (para dourar)
* Ajinomoto e sal a gosto (usei pouquinho)

Ingredientes para o creme de mandioquinha - fácil, fácil!

Primeiro eu refoguei a cebola (em cubinhos) na margarina até dourar.

Refogando a cebola na margarina/manteiga!

Acrescentei a mandioquinha (já cortada em cubos grandes) e deixei dourar até ficar bem amarelinha.

Refogando a mandioquinha!

Cobri com água, coloquei uma pitada de ajinomoto e uma pitada de sal.

Cobrindo a mandioquinha com água!

Deixei cozinhar até a água (quase) secar e esperei esfriar um pouquinho - na verdade precisei tirar o tibiko do banho rsrs...

Cozinhar até a água reduzir!

Coloquei no liqüidificador e fui acrescentando água aos pouquinhos conforme ía batendo.

Mandioquinha no liquidificador!

 Eu prefiro o creme bem "lisinho" então pulsei várias vezes até atingir a consistência desejada, e despejei de volta na panela.

Mandioquinha batida, de volta na panela!

Liguei o fogo bem baixinho e acrescentei o creme de leite. 
"Acertei" o tempero (mais uma pitada de sal) e mexi sem parar até levantar fervura.

Acrescentando creme de leite!

Prontinho!!! 

Creme de mandioquinha finalizado!
Qyem preferir, pode incrementar com cheiro verde, bacon e queijo ralado!!!

Espero que gostem, se eu fiz sucesso (maridex elogiou e filhote raspou a tigela) com certeza vocês também farão rs

Bjo bjo,
Di *^^*